Campanha de adoção de animais
Campanha de adoção de animais
Publicado em 25/08/2023 10:12 - Atualizado em 25/08/2023 15:21
Adoção de cachorros e gatos no Brasil
A busca por um pet para fazer parte da família tem crescido cada vez mais no país. Segundo o último Censo, de 2019, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 47,9 milhões de casas possuem pelo menos um cão ou gato. E esse número tende a crescer pelo menos 5% ao ano. Esses dados refletem o quanto as famílias brasileiras gostam de animais e, muitas vezes, optam pela adoção de pets em situação de rua ou em ONGs.
Por outro lado, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30 milhões de animais estão em estado de abandono. Aproximadamente 20 milhões deles são cães, e 10 milhões são gatos. Durante a pandemia da Covid, a porcentagem de abandono aumentou, em média, 60%.
Adoção responsável: por que o termo foi criado?
Adotar um pet não pode ser baseado apenas no querer. O conceito de adoção responsável foi criado com o intuito de conscientizar futuros adotantes sobre as responsabilidades que envolvem ter um animal de estimação. Infelizmente, não são incomuns abandono e devolução de um pet para a ONG ou protetor que o resgatou. Para reduzir esses índices e os danos causados ao emocional dos cães e gatos, a ideia foi cunhada. Assim, antes de adotar, a pessoa é informada as responsabilidades e o compromisso com esse pet que vai além dos itens básicos
FONTE: https://www.guia.vet/posts/adocao-responsavel#:~:text=O%20que%20significa%20ado%C3%A7%C3%A3o%20respons%C3%A1vel,patas%20vai%20muito%20al%C3%A9m%20disso.
por João Alves